//
you're reading...
Azimute

Lazer #5 – Alimentos de Primeira Necessidade


Azimute [Lazer]

O acto de barrar a manteiga sobre o pão já é tão comum nos nossos dias como trocarmos de roupa para irmos para o trabalho ou lavar as mãos antes de irmos cozinhar. Por um lado, e na minha opinião assim os considero, o pão e a manteiga são alimentos de primeira necessidade pois aportam tanto hidratos de carbono como lípidos, essenciais à produção de energia.

Não duvido que o leitor não saiba fazer pão, especialmente quando actualmente se dispõe já de uma máquina que o faz por nós, a tão famosa Bimby. Fazer o pão ideal não é tão simples quanto misturar farinha, água, sal e levedura pois envolve uma temperatura ideal do ambiente onde se amassa e do forno onde se realiza a sua cozedura e, talvez mais importante, é o corte que se faz na massa para que a mesma possa respirar e fazer com que o álcool derivado da fermentação se volatize. Seja com sal ou sem sal, integral ou de 7 cereais, com manteiga, azeite ou doce, o pão é um bem de primeira necessidade. Deixa-nos saciados, satisfeitos e, acima de tudo, com a energia suficiente para começar bem o dia.

Pão e Manteiga

E se julga que o pão não é assim tão complicado de se fazer, é porque ainda não viu como se faz a manteiga. O processo inicia-se com a separação da gordura dos restantes componentes dos mais de 30 mil litros de leite colocados num enorme tanque do qual se vai obter a nata e o leite desnatado (ou magro como é conhecido) que pode ser visto em todas as superfícies comerciais. Ora, a partir deste passo, à nata é-lhe adicionada água e iodo para que se elimine todos os microorganismos presentes, processo que dura, aproximadamente, 24 horas. Posteriormente, nesse mesmo tanque, começa o processo de batimento das natas até que se forme uma mistura espessa, a manteiga. Como é realizado tudo no mesmo tanque, deste processo de batimento inicial é retirada água e componentes que não são solúveis na fase lipídica, o chamado soro, cuja finalidade será a produção de gelados.

Depois deste processo de batimento primário, é adicionado o sal, em quantidades predefinidas dependendo do tipo de manteiga que se quer produzir, e a mistura é, posteriormente, submetida a um segundo processo de batimento para se formar uma mistura homogénea de manteiga e de sal. Como é um processo de produção de alimentos, é necessário proceder a controlos tanto de peso, como de textura, antes do processo de embalamento, processo este em que é necessário o uso de um papel especial com um revestimento de alumínio que impede a deterioração de gorduras por diferentes processos, de entre os quais se destaca um processo oxidativo do qual se origina o ranço e que confere à manteiga tanto um sabor como uma cor bastante desagradáveis.

Tanto o pão como a manteiga constituem uma das principais formas de obtenção de energia e saciedade. Desde o início da Humanidade que eles se conhecem e vão continuar connosco durante muitos e muitos anos pois, como o próprio nome da opinião de hoje refere, são alimentos de primeira necessidade e demasiado importantes na nossa dieta para os colocarmos de parte.

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

May 2013
S M T W T F S
« Apr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d bloggers like this: