//
you're reading...
Especial, Royal Pains, Suits

“Royal Pains” e “Suits”, as Tendências deste Verão


O leitor certamente saberá que as séries sempre fizeram e espero que continuem a fazer parte do meu imaginário criativo. São mundos diferentes que, a cada semana, chegam até nós para nos fazer sofrer, nos fazer chorar ou até mesmo rir porque esta ou aquela personagem nossa favorita, agiu de determinada maneira.

Admito não ter muitos anos de estar tão próximo das séries como conhecidos meus. E muito menos posso dizer que acompanhei a época de ouro da televisão, porque só cheguei alguns anos depois. No entanto, ainda hoje, e tendo em conta como o imaginário criativo aparenta estar em crise, se pode dizer que temos produtos que valem ouro e que ainda nos conseguem agarrar da mesma maneira que uma lapa se agarra para se segurar.

O período compreendido entre Setembro e Maio é, por si só, um período completamente extenuante. São dezenas de produtos que vão surgindo e que, para quem gosta de estar actualizado, muitas vezes se torna difícil ver e opinar sobre tudo e talvez seja por essa razão que o Verão acaba por ser uma das minhas alturas favoritas para ver séries e não é apenas por ter mais tempo disponível, mas porque a própria oferta é mais leve e mais fácil de acompanhar

Veja-se o canal USA que, desde que se iniciou nestas lides das séries de Verão, nunca mais saiu do meu radar. E este ano, há duas em particular que fazem jus, não só à antiguidade que tinham há uns anos quando estrearam mas também à força que ainda mantêm após tantos anos: Royal Pains e Suits.

Royal Pains

A primeira, para o leitor que não conhece, fala sobre o Dr. Hank Lawson que, depois de ter cometido um erro num hospital de Manhattan é levado pelo irmão para os Hamptons e lá criam a HankMed, uma companhia de conciérge medicine, onde os serviços ao domicílio e os clientes são a sua maior fonte de rendimento e, até certo ponto, de relações de grande importância. Eu próprio já tinha “acusado” a série de me estar a cansar, por não ter um fio condutor que realmente chamasse a atenção, baseando-se os episódios em, essencialmente, casos da semana. No entanto, esta minha prece parece ter sido ouvida e já desde o quarto ano da série que a mesma me tem vindo a surpreender pela positiva, não só porque há um fio condutor em toda a temporada, temos os usuais casos da semana que em muitos deles se interconectam com o dito fio e ainda temos uma forte componente novelesca que confere um je ne sais quoi a toda uma história que parecia não ter fulgor.

Suits

Da mesma forma falo de Suits, que apesar de ter começado este quarto ano a meio gás, rapidamente se redimiu. Este drama legal, que nos fala dos associados e dos gerentes de uma firma de advocacia, estreado há quatro anos, tem vindo a subir em qualidade ao longo dos anos mostrando-se um produto muito forte, inteligente e maduro. Não se esquecem dos casos da semana, não se esquecem do grande fio condutor ao longo da temporada e, acima de tudo, há um desenvolvimento das personagens muito interessante (ao qual, invariavelmente se junta um carácter novelesco) o que cimenta toda a força da série e, consequentemente, da sua história.

Estamos a caminhar muito rapidamente para o final de Agosto. Na próxima semana, Suits encerra a primeira parte da sua quarta temporada e, daqui a três, Royal Pains fecha as portas por mais um ano. A primeira já recebeu notícia de renovação e a segunda esgota, este ano, os 26 episódios para os quais havia sofrido renovação em 2012. Admito que vou sentir falta destas séries pois acabaram por ser uma companhia e uma estimulação intelectual num Verão que se mostrou e se continua a mostrar com pouca graça e interesse em muitos aspectos.

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

August 2014
S M T W T F S
« Jul   Oct »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d bloggers like this: