//
you're reading...
Azimute

Arquitectura do Mundo #2 – “Beautiful Equations”


Azimute [Arquitectura do Mundo]

A beleza do mundo está nos olhos de quem a vê. Ela é subjectiva, é algo que apenas cada um de nós pode admirar porque temos as nossas próprias razões e, como tal, só nós percebemos porque gostamos de A e não de B. A conversa é, talvez, a nossa melhor maneira de comunicar o porquê de nos atrair determinada coisa ou da nossa recusa em gostar ou até mesmo de a entender… todos nós lidamos, dia a dia, com o facto de a maior parte do nosso círculo não entender o que falamos ou porque é que amamos algo ou alguém. Não entendem porque ou não passaram por isso ou simplesmente a cor verde invade os seus corações e não há pior mal senão aquele criado por quem nos é mais próximo. Já os antigos diziam que “pior cego é aquele que não quer ver” e, neste mundo cada vez mais tomado pela tecnologia e pela falta de comunicação interpessoal verdadeira, estamos a tornar-nos cada vez mais cegos.

O documentário que vos falo hoje tem como principal meta o de encontrar, através dos olhos de um artista, a beleza da matemática, concretamente, das equações. De facto, as equações, tema que demorei a entender e a perceber nos meus idos tempos de 3ºciclo, acaba por ser o mundo descrito em fórmulas matemáticas, coisa que no tempo em que a Ciência começava a dar os seus maiores passos, era algo demoníaco e frio. Dizia-se que o mundo era bem mais belo do que aquela série de números e sinais que não tinham senão o objectivo de reduzir o mundo a algo insignificante.

Beautiful Equations

Matthew Collings, artista e com uma visão sobre a arte interessante e cativante, leva-nos numa busca pelo verdadeiro sentido pela qual a matemática consegue ser bonita. Na minha sincera opinião, acho-a bonita mas não tanto quanto a Química. São dois ramos que pertencem às Ciências Exactas e mesmo assim não é exacto o termo de “beleza” quando queremos falar delas. Foi através da matemática e da capacidade de analisar funções e tudo aquilo que envolva as equações, que muitas outras ciências também deram os seus passos de gigante, nomeadamente a Física do qual Newton é o seu pai. Ele que, a partir da observação do comportamento de uma maçã, começou a desenvolver uma das teorias mais impressionantes da História e que nos permite pensar e avaliar todo o comportamento da Terra e dos corpos à sua superfície. É através da matemática que conseguimos ir à Lua, que conseguimos colocar satélites em órbita e enviar robôs aos recantos deste tão grande Universo e através dela que conseguimos resolver os problemas mais comuns, como um simples troco das compras que fizemos para um jantar entre amigos.

A Matemática é, na sua essência, mais do que uma série de números e letras e sinais de operações. Ela é bela porque descreve o mundo, que também é belo. Ela é bela porque nos permite viver e fazer, de nós humanos, a espécie inteligente. E, mesmo não tendo tido o desenvolvimento de raciocínio matemático que muitos de nós tivemos, Matthew conseguiu entender que até a Matemática está presente nas suas obras, mesmo sem saber… Lugares geométricos, ângulos, triângulos, circunferências, enfim, uma infinidade de mundos que a Matemática faz questão de ter e de nos maravilhar a cada dia que passa. Tentemos não olhar para ela como algo utópico, como algo que não seja possível entender… Se nós, homens, conseguimos entender o Mundo, porque não tentar perceber a linguagem do Mundo: a Matemática? Se estivermos dispostos a abrir os nossos olhos à beleza, o nosso corpo vibrará de emoção porque só assim nos abriremos ao Mundo e ele nos dará o que de mais rico ele tem.

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

June 2014
S M T W T F S
« May   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
%d bloggers like this: