//
you're reading...
Azimute

Lazer #2 – A Alimentação dos Nossos Dias


Azimute [Lazer]

Todos nós, humanos, somos seres influenciáveis. Os que nos rodeiam, sejam eles família, amigos, inimigos ou até desconhecidos, possuem um poder sobre nós que é o de influenciar as nossas decisões e, portanto, o nosso caminho e destino nesta Terra. Directa ou indirectamente, tudo aquilo que nos dizem parece entrar pelos nossos ouvidos e fazer ricochete em todos os grandes e pequenos canais do nosso ouvido e, de certa forma, não nos sai de lá até a momento em que decidimos agir.

O tema que vos trago hoje é sempre alvo de alguma polémica. De facto, os alimentos são os principais meios a partir dos quais aportamos os nutrientes essenciais à nossa dieta e, fundamentalmente, a energia que necessitamos para realizar as mais diferentes tarefas do nosso dia-a-dia. Mas, até que ponto é que aquilo que comemos é bom? E saudável? Será que comemos um determinado alimento porque alguém também o come? Será que quando o comemos sentimos o mesmo prazer que a outra pessoa? Será que fomos influenciados a comê-lo porque se viu aquele anúncio?

Pois bem, a publicidade sempre foi e sempre será um meio para nós conhecermos as mais avançadas tecnologias, os mais interessantes e bonitos objectos decorativos, os melhores produtos cosméticos e, essencialmente, para nos dar a conhecer onde e como comprar os melhores alimentos. Numa sociedade que se encontra cada vez mais instruída, os envolvidos na publicidade parecem querer arranjar maneiras mais inteligentes para que a dita sociedade consiga comprar os produtos publicitados, ou seja, eles têm um trabalho dificultado, tal como nós, pois já não vamos na simples frase de “pague 2, leve 3”. Há sempre algo mais que buscamos ou há sempre um preço mais apetecível que nos leva a outro produto e a rejeitar, completamente, tanto o produto como a publicidade que o envolve.

Os alimentos são, como disse acima, o principal meio a partir do qual aportamos aquilo que necessitamos para viver. No entanto, também é a partir deles que definimos o nosso estado de saúde pois podemos comer muito bem e desenvolver diabetes ou podemos comer muito mal e não aumentarmos de peso mas temos os níveis de colesterol muito elevados. Tal como cada pessoa possui um corpo e metabolismo diferentes, também cada um de nós vai responder aos alimentos de forma análoga.

Numa altura crítica para a Europa, onde o capital económico não parece ser o mesmo e tem dificuldades em regressar àquilo que era, também as famílias estão a fazer uma ginástica para que o dinheiro chegue essencialmente para a comida e para esse mesmo aporte nutricional, essencial à nossa vida. As empresas por detrás dos produtos alimentares estão, cada vez mais, adeptas das promoções e do acumular de dinheiro (ou pontos) em cartões como forma de ajudar as famílias numa compra futura ainda que sejam poucas. Comer bem e comer saudável é, também, uma das estratégias para uma vida saudável cuja OMS procura implementar, todos os dias, em cada um de nós. E ainda que poucos de nós teimem em comer saudável e teimem em não querer ouvir o que o nosso organismo tem para dizer, mais tarde ou mais cedo, por certas circunstâncias da vida, acabaremos por perceber o que é melhor para nós e, essencialmente, em não ouvir certas publicidades. Dada a conjuntura económica, os nossos ouvidos parecem ter construído uma série de filtros para o que é e o que não é verdade e, no meu caso, tem estado a dar resultado. Uma alimentação saudável e variada recomenda-se e a energia que o organismo sente é mais pura do que a outra que obtemos a partir de comidas rápidas e pouco nutritivas. Façamos o teste. Os resultados serão bem melhores daquilo que imagina, asseguro-lhe.

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

February 2014
S M T W T F S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  
%d bloggers like this: