//
you're reading...
Espaço, Pastel de Nata

Pastel de Nata #3 – “Portugal” pimba ocupa fins de semana de pouco cinema


Por motivos de óbvia conquista de audiências – ou, pelo menos, numa tentativa de fazer frente aos rivais generalistas -, a SIC deixou de emitir filmes aos domingos à tarde e passou a oferecer aos espectadores o programa Portugal em Festa. A emissão vai do Primeiro Jornal ao Jornal da Noite, ocupando assim a totalidade da tarde do terceiro canal. Onde é que já vimos isto? Pois: no Somos Portugal, da TVI, ou no Aqui Portugal, da RTP. A festa popular portuguesa parece ser mais atractiva para as audiências. Mas não será mais do mesmo?

Captura de ecrã 2013-06-16, às 19.02.59

O que observamos numa análise despreocupada e simples destes programas é um foco exagerado na música popular – pimba, vá -, a aposta em caras conhecidas das estações para entreter os espectadores, ou ainda prémios em jogo para quem quiser ganhar dinheiro imediato e acaba por gastar mais nas tentativas/chamadas telefónicas. É verdade que a promoção das terrinhas do Portugal profundo é uma mais valia e pode, muitas vezes, dar a conhecer aspectos interessantes desconhecidos do grande público. No entanto, o formato não favorece nada disso, antes promove o entretenimento fácil e aborrece antes de poder conquistar qualquer objectivo mais intelectual.

Portugal em Festa é mais um a juntar-se ao rol de programas deste género. A SIC abdica assim de tardes com filmes de domingo à tarde, sendo que era já a única, entre os generalistas, a promover o cinema com dois ou três filmes em exibição ao domingo, para emitir um programa igual a tantos outros, que já vimos tantas vezes, com as mesmas terrinhas que, provavelmente, também já vimos retratadas em formatos similares na televisão. José Figueiras e Rita Ferro Rodrigues são apenas mais algumas das caras antigas da televisão privada a procurarem uma reabilitação, no pequeno ecrã, através deste programa.

931216_527685210603950_1665429898_n

O que resta para o espectador que, querendo entretenimento, dispensa este tipo de formato, gasto e aborrecido? Ao sábado tem ainda séries e um filme ao fim da tarde, na SIC, e alguns filmes na TVI. Mesmo o Aqui Portugal, da RTP1, tem habitualmente uma menor duração do que os rivais. Já ao domingo a escolha é mais reduzida: entre as 14 horas e as 20 horas, apenas a RTP1 emite algo diferente – um ou mais filmes e o programa humorístico A Mãe do Senhor Ministro.

A solução mais óbvia para este drama é, contudo, recorrer ao Cabo ou ao sistema de gravações (automáticas ou não) dos operadores de televisão paga. Aí o espectador mais acérrimo de cinema e habituado à tradição de domingos à tarde cinematográficos pode satisfazer o seu desejo.

Programas “Portugal”

2PN

Cinema

5PN

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

June 2013
S M T W T F S
« May   Jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d bloggers like this: