//
you're reading...
Análise de Episódios, Fringe

Sobre Fringe 5×10 – Anomaly XB-6783746


Fringe 5x10

Os amigos são, muito provavelmente, as pessoas que preenchem um vazio que no nosso coração tende a aparecer com o tempo. Não falo de todos os amigos, claro! Falo dos importantes, aqueles que interessam para a nossa história e para a deles.

Nina Sharp foi sempre uma amiga muito querida de Walter durante toda a série e de Olivia, a partir da quarta temporada. É certo que, desde o início, sempre a vi como a má da fita mas, no entanto, Nina não passava de uma mulher que chegou àquele alto patamar, depois de muito trabalho, e não iria certamente, deixar que alguém o colocasse em causa. Em 2036, depois de se ter afastado durante tantos anos desta sua equipa querida, vê-se sem palavras para descrever a felicidade que abalou a sua alma e tomou conta do seu corpo. Ela própria percebe o que está em jogo e por entre as sombras, tenta obter do seu trabalho aquilo que Walter, Olivia, Peter e Astrid necessitam.

Mas, poderia o caro leitor pensar que esta equipa necessitaria de um ou outro utensílio guardado a sete chaves no Ministério da Ciência. Com os Observers a chegarem cada vez mais perto de si e quase ao ponto de descobrirem todas as suas intenções, toda a equipa precisa de esconder Michael, precisa de o proteger das mãos daqueles invasores. Desta forma, somos levados a um laboratório privado, um espaço criado e protegido por Nina responsável por investigar todo o sistema biológico destes seres que ousam dizer-se superiores.

Superiores ou não, perdido no gabinete de Nina, encontra-se Windmark que suspeita de alguma coisa. Já suspeitava antes mas não quis alimentar dúvidas quanto a uma das suas trabalhadoras mais experientes e me maior confiança. E, no entanto, não tinha razão em fazê-lo… bastou uma pequena gerigonça que consegue ler impressões sonoras para que tudo se encaixasse como um puzzle.

Descoberta que estava Nina, a equipa Fringe fez questão de a avisar mas foi pior a emenda que o soneto. O sinal do seu telemóvel permitiu que se soubesse onde é que ela estava e Windmark, juntamente com mais uns quantos dos seus homens, partiram para o lugar designado e fizeram questão de entrar. Por aquela hora, Nina, esperta como sempre, já tinha conseguido esconder Michael mesmo debaixo do nariz dos seus superiores e recusou-se, ainda, a ser lida e a tornar-se escrava da sua própria mente. E, talvez, num último acto de misericórdia para se proteger a si e aos seus, Nina suicida-se deixando uma marca, para sempre, nos fãs de “Fringe”: um sacrifício último por uma causa muito maior que ela própria.

Michael, sendo ele o rapaz que é, depois de ser encontrado por Walter, Olivia e Peter, olha aquele corpo sentado numa cadeira, com um lençol por cima, ensopado no sangue quente que corre pelas nossas veias. Uma lágrima corre pelo seu rosto, tal como corre nos nossos. Uma imagem que nem tão cedo esqueceremos, uma personagem memorável que deixou a sua marca neste grande Universo de “Fringe”.

E, por falar em personagens memoráveis, Walter assume as rédeas da sua mente, do protagonismo, quando estabelece, finalmente, uma ligação com Michael e este lhe revela a verdadeira identidade de Donald: o ex-Observer September. A pouco e pouco, as peças deste grande plano começam a fazer sentido, começam a ficar nos seus devidos lugares para explodir num grande final. Ficam a faltar 3… que surpresas mais podemos nós esperar?

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

April 2013
S M T W T F S
« Mar   May »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d bloggers like this: