//
you're reading...
Azimute

Momentos Históricos #2 – “Papa Francisco: O Caminho para o Vaticano”


Azimute [Momentos Históricos]

A Igreja foi sempre um dos grandes pilares da Humanidade. Deu azo a guerras, a conversas, a seitas, a grandes momentos, a grandes e não tão grandes Papas, enfim, a uma miríade de eventos que marcaram profundamente não só a sua história como a nossa própria enquanto seres pensantes.

Foi no passado dia 31 de Março que o canal National Geographic exibiu um documentário, com o nome que dá título a este espaço de opinião. É um facto que há já dois anos que me afastei muito da Igreja mas não é por isso que deixo de me interessar por estes assuntos porque, se virmos bem, todo o Mundo (incluíndo a Igreja) passam por tempos penosos, tempos que não pensámos viver desde que deu a viragem do regime no século passado, onde a Democracia e a Liberdade prevaleceram sobre todos os outros ideais.

Jorge Mario Bergoglio nasceu no ano de 1936, em Flores, Buenos Aires, e foi, desde sempre, um homem do povo, um homem preocupado com os pobres, com o querer estar cá fora e não fechado dentro de quatro paredes porque ele próprio afirmava que havia muito para se fazer na rua. Desde cedo integrou a Igreja tendo como inspiração religiosa a sua avó e muito antes de fazer os seus 18 anos, juntou-se aos Jesuítas, os considerados “fuzileiros de Deus”.

Em 2001, na altura em que o Chefe da Igreja era o Papa João Paulo II, ainda hoje adorado por muitos, foi por ele nomeado Arcebispo de Buenos Aires sem nunca esquecer todo o trabalho que tinha feito até à data. Nunca foi um homem de grandes riquezas e nunca teve quem o levasse aos sítios; ele próprio caminhava entre o povo porque sabia que era aí que se encontrava a verdadeira jóia da sua vida, o dar-se.

Pope Francis

Foi eleito Papa a 13 de Março de 2013, ao segundo dia do Conclave e na quinta votação. A sua nomeação foi, para muitos, uma surpresa porque, de facto, esperava-se que seria nomeado mais um Papa Europeu. Mas nada disso aconteceu. Foi um Papa da América do Sul, o primeiro, a sentar-se no trono de Pedro e a renunciar a cruzes de ouro e a sapatos caríssimos. Mesmo em Papa, Jorge manteve as suas qualidades, manteve a sua alma pura e longe da riqueza.

A meu ver, o Papa Francisco, um nome que nos remete para o grande homem de Francisco de Assis, é um Papa da mudança. São penosos os tempos pelos quais passamos e, de facto, é necessário alguém com mão firme, que se mantenha fiel a si mesmo e que tenha a força para carregar esta grande cruz que pesa o mundo. Não é por acaso que foi escolhido um homem de uma das nações mais católicas do mundo, não é por acaso que a mesma força que o moveu a dar-se aos pobres é a mesma com a qual, na semana santa, beijou os pés, sem igual, a homens de diferentes índoles, com diferentes vidas, umas piores que outras.

O Mundo, tal como a Igreja, precisam de se refrescar. Precisam de se colocar à frente das necessidades do povo e ver o que mais os preocupa. Precisa, por isso, de estar cada vez mais atento aos sinais de ruptura e de infelicidade que, todos os dias, teimam em aparecer. A Igreja parece ter encontrado o seu rumo, a sua luz, e não duvido que os próximos anos sejam de muito trabalho… afinal, o actual Papado não só tem de resolver todos os escândalos que foram surgindo ao longo destes 8 anos como ainda tem de preparar a Igreja para um Futuro que, hoje em dia, não parece nada promissor e fazer com que a Europa recupere toda uma Fé que há já alguns anos se vem a perder. Talvez seja como dizem muitos, que a Europa terá de reaprender a confiar no Altíssimo como acontece na terra natal do Papa Francisco. E, muito provavelmente, quando a Europa retomar toda a confiança em si e nos outros, talvez seja aí, talvez seja nesse dia, que o Mundo pode respirar de alívio, outra vez, e regressar aos anos de ouro, anos onde a bonança e a felicidade prevaleciam sob todas as outras coisas. 

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

April 2013
S M T W T F S
« Mar   May »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d bloggers like this: