//
you're reading...
Azimute

Nós no Mundo #3 – “Be the Boss” & “Barter Kings”


Azimute [Nós no Mundo]

O ser humano é capaz de grandes coisas. A nossa alma é, claramente, polvilhada de bons valores, de boas intenções, de passados para esquecer, de futuros promissores ainda para viver. Há, espalhados por esse mundo fora, exemplos belíssimos de como a vida por ser muito mais que um mar de obstáculos e é neste sentido que vos trago, hoje, ao Azimute dois grandes programas a estrearem hoje a amanhã no canal Biography: “Quero Ser o Chefe” e “Os Reis das Trocas”, traduções para português dos nomes originais “Be the Boss” e “Barter Kings”, respectivamente.

Estes dois programas são muito recentes, tendo sido exibidos no 2ºsemestre do ano passado no canal americano A&E, chegando agora a todas as salas de nossas casas pela chancela do canal Biography, que tem em mãos duas grandes produções.

Be the Boss

A primeira série, “Be the Boss”, leva-nos a explorar os grandes mundos das empresas de renome dos Estados Unidos da América levando dois dos mais árduos trabalhadores a competirem por uma promoção dentro da empresa. Mas, caríssimo leitor, é neste pequeno jogo que há um twist: ora, eles podem estar a lutar pela promoção mas, sem saberem, estão a lutar para serem os gerentes de uma das lojas que a empresa pretende abrir.

No primeiro episódio da série, somos levados até à empresa “Auntie Anne’s”, famosa pelos seus pretzels, e observar um homem e uma mulher a lutarem para dar uma melhor vida à sua família. O estilo do programa é, claramente, americano, sempre com os seus pontos de viragem a cada intervalo mas talvez o que mais distinga este programa é o facto de, quando chegamos a final, não nos lembramos do outro lado da moeda: a abertura de uma nova loja. Tenho a dizer, caro leitor, que estive tão concentrado em saber quem ganharia a promoção que não me lembrei deste outro lado do desafio e não consegui esconder o meu agrado, nos minutos finais, quando tudo foi revelado.

Barter Kings

Se, por um lado, esta série nos mostra o árduo trabalho que muitos de nós têm de mostrar para chegar bem alto e para conseguirem dar uma melhor vida à família, por outro, temos dois homens, que se consideram reis das trocas, e que procuram aumentar o valor de todo o material que têm, fazendo uma série de trocas com inúmeras pessoas no seu Estado. Muito por causa da simplicidade dos homens que têm o destaque nesta série e pela maneira como conseguem realizar as trocas e ainda assim saírem sempre a ganhar, foram os aspectos que mais me cativaram.

Fazendo um olhar mais geral às duas séries em análise, posso reparar nos grandes exemplos de vida que são todas estas pessoas. Todas elas, com um rumo na vida, trabalham e vivem para não só se sentirem desafogados como para se sentirem preenchidos e com a certeza de que, tudo aquilo porque lutaram não foi, claramente, em vão. São claros exemplos de vida e, numa altura em que o Mundo atravessa uma das maiores crises tanto económica como a nível pessoal, creio ser a altura ideal para perdermos uma hora que seja a observar estes exemplos de vida e, quem sabe, redescobrir aquela força de vontade que teima em manter-se perdida no meio do nosso ser. Pode levar algum tempo, é certo, mas é no momento que a descobrirmos que saberemos que podemos mover montanhas.

Numa estreia exclusiva no canal Biography, “Be the Boss” arranca hoje à noite, às 21h30 e “Barter Kings” inicia a sua exibição, amanhã, dia 3, às 21h30, em episódio duplo. A não perder.

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

April 2013
S M T W T F S
« Mar   May »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d bloggers like this: