//
you're reading...
A Ficção de Língua Inglesa Mais Bem Cotada do IMDb, Arrested Development

4ºLugar: “Arrested Development” (FOX, 2003)


InFLIMBQI

Por Pedro Rodrigues

Parece que hoje é dia de falarmos de “Arrested Development”, a série em quinto lugar no Top TV Series do IMDB com 9,3 pontos em 10. Mas este quinto lugar sabe a terceiro, porque os segundo, terceiro e quarto lugar têm a mesma classificação (9,4/10).

InArrestedDevelopment

Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil encontrarmos uma série televisiva que faça comédia como as da década passada. Exemplos de boas séries são “Will & Grace”, “Friends” e, embora já de 2004, “Joey”. Eram séries que nos faziam rir com frases estúpidas ou situações cómicas, mas que não precisavam de punch lines para que nos ríssemos. Melhor do que isso, eram séries que contavam uma estória que era bem desenvolvida ao longo de todos os episódios, o que não acontece, por exemplo, em “How I Met Your Mother” (sim, eu sei que muitos de vocês gostam de HIMYM, mas aquilo tem tanto episódio desnecessário que se torna chato tentar segui-la do início ao fim). Mas, apesar de serem boas séries, não estão no top 10 das mais votadas no IMDB. No entanto, “Arrested Development” está.

Eu podia começar a falar sobre uma das personagens principais. Podia fazer uma análise exaustiva a cada detalhe da série, mas prefiro pegar no que mais gostei na série: uma personagem secundária. Falo de Buster Bluth.

O Buster é dos que mais vida dá a “Arrested Development”. Porquê? Pelas suas características: um irmão de 30 e muitos anos (ainda) a viver com a mãe e que tem uma de….digamos distúrbio psicológico qualquer. O tipo é um crânio e tem doutoramentos em tudo e mais alguma coisa. O pormenor de morar com a mãe não é lá muito agradável. Ela odeia tê-lo lá por casa (na verdade não consegue viver sem ele, mas gosta de mostrar que não precisa dele para nada) e ele arranja uma forma de se vingar: começa a namorar com a inimiga-melhor-amiga-vizinha Lucile (curiosamente ou não, têm as duas o mesmo nome). Eu não quero ser spoiler e estragar a série a quem ainda não a viu, mas tenho que dizer isto: de alguma forma, acaba alistado no exército (claro que foi a mãe que o alistou, numa tentativa de o tirar de casa) e com um gancho de Capitão…Gancho no lugar de uma mão.

Ora, o resto da estória de “Arrested Development” não tem muito que se lhe diga: a família Bluth, protagonista da série, tem uma empresa de construção e é uma das mais ricas dos USA. Como em grande parte destas famílias, tem de haver mais qualquer coisa para eles serem tão ricos. Eis que, logo no primeiro episódio, o chefe da família é preso e colocado sob investigação. A partir daqui, há imensas mini-histórias contadas na série. O tema só por si da série não faz com que seja a melhor série de comédia de sempre, longe disso. O que a torna tão boa como na realidade é, são os actores que a fazem e a forma como interpretam cada uma das personagens.

Não é propriamente fácil escrever sobre esta série. Nem contar a estória. Mais fácil é dizer que eu levei cerca de um mês e meio a ver as três temporadas que temos até agora (2003-2006). Para mim isto é rápido, porque eu vejo 500 outras séries e tenho 300 mil episódios novos por dia (ok, agora já estou a exagerar). Mais fácil ainda é ver os episódios. São 20 minutos a rir, do princípio ao fim. E o motivo é simples: comédia pura. Não é forçada, não é abusiva. É simplesmente óptima.

Vem aí mais uma temporada, em Maio. Resta saber como é que vão adaptar este salto de (quase) 10 anos no tempo. Uma coisa é certa: eu vou estar à espera que saia e é garantido que, no futuro, vou rever “Arrested Development”.

About Convidado

Porque eu também tenho algo a dizer.

Discussion

One thought on “4ºLugar: “Arrested Development” (FOX, 2003)

  1. Brilliant. I agree.

    Posted by Local Lawyers | May 6, 2013, 2:34 PM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

March 2013
S M T W T F S
« Feb   Apr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d bloggers like this: