//
you're reading...
Análise de Episódios, Warehouse 13

Sobre Warehouse 13 4×10 – We All Fall Down


No episódio passado, todo o mistério desta primeira parte da temporada ficou resolvido. Tudo aquilo a que temos vindo a assistir não passou de uma ilusão, de algo criado na cabeça de um homem que arriscou a sua vida para salvar todo o seu trabalho e ressuscitar todos os que tinham perecido às custas do ódio de uma criança. Mas, apesar de todos os esforços, houve alguém que não sobreviveu a mais uma artimanha de um artefacto que, desde o início estava a preparar o fim de todos.

Leena morreu. Em uma coisa consigo concordar com o Kes, um comentador que tem acompanhado as críticas a esta série do SyFy: esta personagem nunca teve um grande destaque em toda a história da série. Talvez seja por isso que a morte não tenha tido tanto impacto… teve mais a de Pete no episódio de abertura desta temporada ou mesmo a de Mrs. Frederic no final da temporada passada. No entanto, para as nossas personagens principais, a morte desta querida amiga foi um grande abalo tal como seria para todos nós se um dos nossos grandes amigos se despedisse deste mundo de uma forma injusta.

De uma maneira ou de outra, toda a equipa teve de ultrapassar este facto por umas horas e entrar no encalço do homem mais perigoso à face da Terra: Artie. O seu corpo parece ter sido tomado por algo malévolo, impedindo o lado bom deste homem de vir à superfície. Custa bastante ter o alter-ego mau a criticar todas as decisões que as nossas personagens tomaram e, mais ainda, as suas personalidades.

Numa busca incessante pelo punhal que lhe traria a Morte mas sem nunca esquecer de fazer mal a todos aqueles que o prenderam nesta vida do armazém, o foco de toda a equipa muda para uma orquídea azul, dos tempos do armazém 8, que tanto ao utilizador como a todas as pessoas das redondezas, os fazia entrar num ciclo patológico onde os suores começam a aumentar até à desidratação completa. E, pelo menos até à data, não há qualquer cura para o efeito deste artefacto.

Tudo culmina no moinho, local onde a orquídea se encontrava escondida e protegida pelos herdeiros da família responsável por guardar o armazém 8 e este artefacto tão perigoso. Artie consegue a posse do punhal e desta flor e, apesar de Claudia tentar chamar o seu alter-ego bom, nada funciona para o homem que foi completamente consumido pelas trevas.

Num puro acto de loucura, Artie lança a orquídea ao ar para dizimar todos aqueles que o afastaram de uma vida normal. E vendo Claudia a altura perfeita, a personagem espeta o punhal no peito do homem que sempre considerou seu pai cumprindo a profecia que o Astrolábio há muito tinha previsto. Mas pergunto-me, quem é que Claudia realmente matou? O alter-ego mau? O alter-ego bom? O próprio Artie? O que é certo é que um não pode viver sem que o outro pereça…

Apesar do punhal ter sido espetado, poderia haver uma forma de salvar Artie. Quem sabe a pesquisa na biblioteca da Irmandade, levada a cabo por Mrs. Frederic e Jinks (Aaron Ashmore), não resultasse na descoberta de uma cura para as vítimas do Astrolábio. Tudo seria perfeito se a orquídea, ao tocar na mão de Pete, não se tivesse pintado de negro, desintegrado e espalhado por todos os que se encontravam presentes na sala e pelos arredores de França.

“Warehouse 13” deixou-nos um cliffhanger razoavelmente bom. Há muito ainda por desvendar desta Irmandade e do Astrolábio de Magalhães. Mais ainda, Artie morreu? E como se vai resolver tudo, agora que estão infectados com esta flor demoníaca?

Vem depressa, Abril porque quero ver o que a série reservou para a segunda metade desta temporada e como tudo se vai desenrolar!

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

November 2012
S M T W T F S
« Oct   Dec »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
%d bloggers like this: