//
you're reading...
Análise de Episódios, Futurama

Sobre Futurama 7×08 – Fun on a Bun


A evolução foi, pela primeira vez, descrita no século XIX por Charles Darwin que, aquando de uma viagem se dá conta das variadíssimas diferenças entre os bicos das várias aves que habitavam as ilhas daquele arquipélago. Pensando, talvez, que estaria a descobrir um dos factores que mudou (e continua a moldar) o pensamento científico, registou tudo aquilo que os seus olhos conseguiram ver e determinar revelando, algum tempo depois, a sua teoria.

É certo que, em “Futurama”, Darwin é esquecido. Decorrendo, a história, numa altura bastante mais avançada daquela que vivemos hoje, todos os avanços da ciência (ou pelo menos os avanços que nos fazem crer que houve) permitiram, há muito, explicar o porquê da nossa existência e de investigar vida em outros planetas. E, claro, neste episódio temos a perfeita mistura entre um mundo que, em 1999, estava atrasado e por evoluir, com um mundo, em 3012, perfeitamente evoluído e (quase) sem falhas.

Entramos, pois, numa das celebrações mais faladas por altura de Setembro: o Oktoberfest. Este é um evento conhecido como o Festival da Cerveja, que decorre em Munique, nas duas semanas que antecedem o final de Setembro terminando no primeiro domingo de Outubro. Logo à partida, este evento faz-nos lembrar uma Semana Académica mais requintada e com mais actividades do que, apenas, ouvir o concerto. E, de facto, estando nós em 3012, somos levados a explorar este novo Festival da Cerveja e tudo aquilo que ele tem para oferecer. E quão espantados ficamos quando damos conta que o Oktoberfest se assemelha a uma festa snob onde as bebedeiras e o convívio entre as pessoas (e, consequente, partilha de histórias e momentos de vida) é completamente posta de lado. Tal como Leela referiu, o Oktoberfest evoluiu de forma a mostrar o quão requintados e o quão evoluídos estão os seres humanos nesta época e Fry, vindo de 1999, e sabendo o que é este Festival, não quer aceitar, de maneira nenhuma, que a diversão foi como que anulada.

Da mesma forma, Bender partilha do protagonismo de Fry quando procura entrar num concurso da salsicha mais saborosa (isto soa tão mal…) de todo o festival. Numa incessante procura por uma boa carne, Bender vê-se obrigado a descongelar um mamute e a colocá-lo na sua máquina de fazer salsichas. O que resulta daqui? Um Fry que, aparentemente, virou carne e um Bender que acaba por ficar em terceiro lugar.

E poderia o leitor pensar que Fry se havia tornado numa salsicha quando, de súbito, somos levados a uma população de neanderthals, presos no meio do gelo sem qualquer hipótese de escape. Representando, estes, o lado mais selvagem e instintivo do ser humano, são comandados por Fry até à superfície numa luta para com os snobs do Oktoberfest.

Leela, que se havia esquecido de Fry por intermédio de uma máquina e que permitia esquecer o sofrimento que a perda lhe estava a causar, volta a encontrar o seu amor perdido e, com ele, todos os snobs esquecem as mordomias para darem lugar ao melhor festival de sempre.

E o que nos resta depois deste episódio? A sensação de que não só foi o melhor episódio desta temporada (até agora) como a certeza de que não é a ser-se snob que se evolui. O ser humano é, por si só, um ser que necessita de falar, de conviver e de se divertir. Se retirarmos todos estes factores, resta-nos ficar agarrados ao tédio, às mordomias e nunca aproveitar o momento ao máximo. Pensarmos que podemos limitar-nos a ser requintados, estamos a limitar a nossa inteligência e o nosso ser ao que é mais fácil e a vontade de lutar por alguma coisa, a vontade de brilhar mais que outros, perde-se no meio da escuridão do tédio e da vontade de ter os outros fazerem aquilo que nos compete.

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

October 2012
S M T W T F S
« Sep   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d bloggers like this: