//
you're reading...
Análise de Episódios, Warehouse 13

Sobre Warehouse 13 4×07 – Endless Wonder


O caro leitor que me acompanha certamente já pensou no que poderia fazer ou ter feito com um destes maravilhosos artefactos nas suas mãos. Controlar o tempo atmosférico, ficar invisível, ficar mais focado, abrir qualquer porta que seja com uma placa ou mesmo até ficar ainda mais alto, são tudo pequenos desejos carnais que o ser humano, como eu e o leitor, poderemos ter em algum ponto da nossa (ou já tivémos quando éramos mais pequenos). Este mundo de infinitas maravilhas permite infinitos sonhos de uma vida ainda melhor do que aquela que já temos.

“Warehouse 13” é uma série que tem vindo a crescer. Após uma primeira temporada que não se apresentou tão coesa quanto se esperava, a segunda e terceira temporadas construíram uma história que explorou muitos dos segredos escondidos deste armazém e elvou-nos, igualmente, a explorar aquilo que cada personagem estava disposta a combater para proteger este pequeno mundo. Ao sétimo episódio do quarto ano, todas as peças de xadrez começam a alinhar-se para a jogada final do xeque-mate: a decisão de Artie sobre se regressa ou não atrás no tempo e deixa tudo como devia estar. Mas já lá iremos.

De facto, a 3 episódios do final desta primeira parte, a tensão é, claramente, visível não só no comportamento das personagens como na crescente velocidade com que as coisas decorrem. Para já, temos um Artie que se vê entre a espada e a parede com Claudia e Jinks sendo forçado a contar parte daquilo que se passou e a revelar a identidade de Adrian (Brent Spiner) e claro que não se poupam a esforços para o encontrar numa casa velha e reaver o artefacto que lhe tem permitido entrar no armazém e roubar os artefactos a seu bel prazer com o intuito de destruir tudo aquilo que Artie construiu ao longo da sua vida.

Por outro lado, temos Pete e Myka a investigar a causa de um crescimento dos ossos súbito em pessoas que, à primeira vista, não tinham nada a ver. Ao conseguirem ligá-las a uma aula de culinária, da qual fizeram uso de um pequeno almofariz moldado a partir dos destroços do Colosso de Rodes (uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo), conseguem erradicar este Mal, mal esse que parece indicar-nos a intensidade do sofrimento que as personagens (e nós) estaremos prestes a viver quando esta bomba rebentar. No entanto, nem tudo é mau neste caso e, no fim do episódio, poderemos ter como nova regente, uma rapariga de nome Deb.

De facto, Deb já havia investigado algumas ocorrências que envolveram artefactos, no passado, mas por mais que investigasse as coisas pareciam não quer dar-lhe qualquer resposta. Fazendo uso do seu charme e de Pete, consegue uma visita ao armazém e, apesar dos seus grandes ideias em querer salvar o mundo e querer dar ao povo a melhor das vidas, através de Pete, consegue entender que toda a maravilha tem algo mau por trás, uma consequência que vai além do seu utilizador e pode até abrir as portas da morte.

O episódio poderia acabar aqui… Tudo aparentemente feliz, sem males maiores a não ser a ameaça de Adrian. No entanto, H. G. Wells decide aparecer para falar com Artie. Sendo uma expert em viajar no tempo, dada a sua longa vida, Wells comunica-lhe todas as suas suspeitas e, claro, Artie pede-lhe para que não as revele a ninguém… o que ele não contava é que Mrs. Frederic já soubesse de tudo.

A 3 episódios do fim da primeira parte, “Warehouse 13” está, lentamente, a construir uma história que mudará o futuro da série em todos os aspectos. Como reagirão os agentes e os regentes depois de saberem aquilo que Artie fez? Há alguma maneira de contrariar esta viagem no tempo?

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

October 2012
S M T W T F S
« Sep   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d bloggers like this: