//
you're reading...
Fall Season, Go On

Fall Season 2012: “Go On”


Perder alguém não é fácil, Mesmo que essa pessoa nos seja um completo desconhecido, não deixamos de sentir empatia pela família ou pelas pessoas mais próximas que acabaram de ter uma parte de si roubada para o outro lado. Mas, mais doloroso ainda que isso, é perder alguém que amamos a dor, o desconforto, a inquietação teimam em não nos deixar dormir, a espreitar por cima dos lençóis ou mesmo até visitar lugares comuns para ver se aquela pessoa, porventura, ainda lá estará. É difícil perceber que o(a) outro(a) não está ali… e mais difícil é aceitar que estamos sozinhos num mundo tão negro como este.

Ryan King é um locutor de rádio, e fã acérrimo de desporto, que perde a sua mulher num acidente de viação. Tudo porque estava a enviar uma mensagem a partir do seu telemóvel ao seu marido, para lhe comprar café. Não terá visto o sinal vermelho e um carro, vindo da lateral, choca com o seu e a senhora morre deixando Ryan num completo farrapo sem ele nunca aceitar que se encontra assim e muito menos que a sua mulher se foi. Para regressar ao seu trabalho precisa de fazer terapia e que se assine uma folha a dizer que, efectivamente, está bem psicologicamente para trabalhar. Apesar de reticente, Ryan segue para a sua primeira sessão e com vontade de quebrar o gelo com todos os presentes cria um jogo, “March Sadness”. Basicamente, todos teriam de contar a sua história, juntando umas pitadas de dramatismo, e no fim escolhia-se o vencedor com a história, digamos, mais triste.

Todos os presentes daquele grupo ficaram, pois, um pouco mais unidos à luz do que se passa na cabeça de Ryan. Através de um jogo, foram obrigados a explorar aquilo que mais lhes atromentava o espírito. Mas, para a terapeuta Lauren Schneider, tudo isto era errado.

Apesar de Ryan se recusar a falar apesar de todas as oportunidades que Lauren lhe dava, ela percebeu que dele nada saíria senão pequenas piadas e gozos com algo que ela fazia há já muitos anos. Acaba por assinar a folha que dava autorização a Ryan para trabalhar mas nem isso a impediu de o ver novamente quando, após um programa, Ryan começa a atirar fruta contra o carro do seu entrevistado porque ele estava a conduzir e a mandar uma mensagem a partir do seu telemóvel.

O ser humano, naturalmente, foge daquilo que não gosta. Evita, por um tempo máximo, enfrentar os seus demónios, os seus medos, de avançar com a sua vida, realmente. Enganamo-nos dizendo que já ultrapassámos tudo, que já nada nos afecta, que estamos bem psicologicamente… Mas, no fundo, estamos doridos, estamos sem qualquer esperança de voltar a encontrar algo que nos preencha e nos satisfaça, estamos sem qualquer rumo.

“Go On” acaba por ser uma série sobre encontrar o rumo, sobre perceber aquilo que mais nos atormenta cá dentro e deitar cá para fora para que finalmente possamos avançar com a nossa vida. Podíamos ser qualquer um daqueles que estão na sala, naquela terapia. Até poderíamos ser Ryan. Entendamos que esta busca pela paz, pelo sossego interior de termos perdido alguém, passa com o tempo, com a nossa vontade de querer avançar, com a nossa capacidade psicológica em enfrentar aquilo que mais nos atormenta: aceitação.

E, fechando o ciclo, eu aceito que “Go On” teve aqui uma estreia razoável. Mostra potencial, mostra algo que ainda está escondido e quer ser contado. Mostra, igualmente, um núcleo de personagens diferentes, interessantes e que muito podem dar à série. Não duvido que terá episódios sensacionais. No entanto, juntar comédia ao drama (e, especialmente, num assunto tão volátil que é retratado aqui) pode ser uma mistura explosiva e, às vezes, a linha entre o decente e o exagero pode ser ultrapssada sem nunca se dar conta…

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

September 2012
S M T W T F S
« Aug   Oct »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d bloggers like this: