//
you're reading...
Azimute

Mundo Audiovisual #2 – Câmara Clara


Muitos são os canais temáticos que preenchem a grelha de televisão no nosso país. Por entre séries, filmes, documentários, moda e até notícias, apesar de muito reclamarmos, temos uma televisão muito rica e que preenche as nossas necessidades de entretenimento. Actualmente, pode-se até gravar um programa ou mesmo acompanhá-lo no site do canal (caso esteja disponível) porque não houve tempo ou lugar para o ver.

Não podemos negar que a caixinha mágica veio para mudar o mundo. No início, pensava-se que era bruxedo, as pessoas que se encontram “dentro” dela. No entanto, à medida que o tempo passava e todo o mundo passava do rádio para a televisão, esta caixa tornou-se num dos objectos mais famosos que alguma vez vimos nascer. Entre alegrias e tristezas, e operações e aventuras, a televisão estará sempre lá com alguma série ou documentário que durante uma hora nos leva na mais extonteante viagem pelo mundo fora.

E só quando nos apercebemos que a televisão tomou conta da nossa vida, é que nos apercebemos de que os livros e os espectáculos de música ou mesmo até uma simples peça de teatro fazem realmente falta ao nosso crescimento cultural. Talvez nunca o admitamos mas todos nós sabemos que faz falta porque, em algum ponto da nossa vida, já entrámos em contacto com esta parte da Cultura e até gostámos dos bons momentos que nos proporcionou.

Esta semana, no Azimute, fazemos menção a um dos programas de cariz cultural mais bem construído em toda a televisão portuguesa: “Câmara Clara”. Para o leitor mais distraído, este programa abraça a literatura, as peças de teatro, os filmes, as curtas-metragens, entre muitos outros espectáculos culturais e concentra-os numa hora semanal, ao domingo à noite, na RTP2.

É um facto que a RTP2 não é um canal para toda a gente. E também é um facto que o “Câmara Clara”, dada a sua densidade enquanto programa de cultura, não seja fácil de acompanhar, religiosamente. Mas também é um facto que é um programa que nos puxa a pensar, nos puxa a raciocinar sobre quem somos e o que queremos nesta nova Era onde a Tecnologia é a Rainha.

O “Câmara Clara” é, sem dúvida, a ponte que faltava entre a televisão e a arte de se fazer um bom espectáculo. A ponte entre o ser humano e a alma de se ser actor, cantor, escritor ou até mesmo realizador.

E numa altura onde o destino da RTP2 não podia ser mais incerto, assusta-me o facto de se perder esta tão importante ponte e assusta-me ver a grande Paula Moura Pinheiro posta de parte numa RTP1 que, possivelmente, não terá tempo para ela. E para onde irá este tesouro da Cultura?

Numa Era onde a Tecnologia é Rainha, toda a arte do espectáculo começa a tornar-se cada vez mais desconhecida e, aparentemente, sem Futuro. Entrar no elenco de uma nova novela ou série ou filme parece ser a ordem do dia para aqueles que querem ter um nome sonante na arte do bem representar. E onde fica o resto? Perdido no meio dos inúmeros holofotes que a televisão coloca em cima dos seus programas.

Apesar de “Câmara Clara” ser uma ponte entre o ser humano e arte do espectáculo e a televisão, a luta é cada vez mais injusta e quem ganhará não será, certamente, o programa da RTP2. Não digo, claro, para se ver religiosamente a partir da próxima semana… Mas ao menos, enquanto o canal dois ainda durar, percamos 10 minutos que seja, ao domingo à noite, e espreitemos o que de melhor se faz na literatura e na arte do bem representar. Quem fica a ganhar somos nós.

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

September 2012
S M T W T F S
« Aug   Oct »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d bloggers like this: