//
you're reading...
Azimute

Lazer #1 – Taste Algarve


Na estreia da categoria Lazer, o Azimute de hoje dá a conhecer o projecto “Taste Algarve, da Algarve Travel TV,  que visa demonstrar aos telespectadores a essência algarvia, baseada na sua gastronomia, que muitas vezes permanece inalcançável aos seus visitantes.

Com uma das arquitecturas mais interessantes do Algarve, Tavira foi, em tempos, um relevante local para o transbordo de vinho, sal e peixe seco.

Este documentário tem início na cidade de Tavira onde nos é apresentada uma sugestão de pequeno-almoço constituída pelo tradicional Folhado de Tavira. Este doce regional é classificado como raro uma vez que, apesar do seu valor cultural para a cidade, poucos são aqueles que ainda se dedicam ao seu fabrico, sendo apenas encontrado em poucas pastelarias.

Após tomada a primeira refeição do dia, somos levados a conhecer a fantástica história desta cidade através dos seus monumentos.

Entretanto, chega-nos a hora do almoço e com ela uma fantástica sugestão onde o polvo é o ingrediente chave . Na vila de Santa Luzia, onde este animal peculiar habita em abundância, é revelado um vasto número de receitas a desenvolver que deixam qualquer um de nós com uma enorme vontade de experimentar.

 Sendo o maior porto do Algarve e uma cidade piscatória cheia de animação, Olhão abriga também algumas das paisagens mais encantadoras da região e algumas das melhores praias da Europa.

Depois de um almoço bastante variado, somos levados até Olhão, mais propriamente à fabrica do famoso Folar de Olhão. Conhecido a nível nacional este doce português era tradicionalmente oferecido pelas madrinhas aos seus afilhados, na altura da Páscoa. Actualmente, o Folar de Olhão é produzido e consumido durante todo o ano.

Conhecida como a capital da Ria Formosa, a cidade de Olhão oferece uma enorme variedade de Marisco fresco capaz de surpreender qualquer um dos seus visitantes.

Após um pequeno-almoço e almoço muito ricos, a Taste Algarve não poderia deixar de aproveitar as ofertas da região e sugerir um jantar digno da condição algarvia: ameijôas à bulhão pato, sapateira e camarão cozido. E como que para aproveitar todas as belezas que o Algarve tem de melhor, nada melhor que aproveitar esta maravilhosa ementa numa esplanada com vista para o mar.

Taste Algarve foi, para mim, um documentário que me surpreendeu pela positiva uma vez que nos relembra a qualidade do que é nosso, ao mesmo tempo que nos enche de orgulho por algo que nem o dinheiro nos pode tirar.

Concentra-se, em 15 minutos, o que de melhor caracteriza o Algarve: a sua natureza e a sua história que tanto deslumbram e maravilham quem lhe visita.

About Vanda Baltazar

"Rehabilitar es asumir un ser vivo un contexto mas amplio"

Discussion

One thought on “Lazer #1 – Taste Algarve

  1. fantástico!

    Posted by João | August 23, 2012, 8:18 AM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

August 2012
S M T W T F S
« Jul   Sep »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d bloggers like this: