//
you're reading...
Especial, Fall Season, Fringe

O que esperar da Fall Season: Jorge Pontes


Artigo originalmente publicado no Portal de Séries.

– Escrito a 31 de Agosto de 2011. –

A Fall Season é uma das épocas da televisão que mais espero com ansiedade. Talvez o leitor partilhe do mesmo sentimento que eu; seja pelas novas histórias, seja pelas personagens, seja pelo sítio onde a série é filmada, Fall Season é a expressão que mais significado tem para um crítico e para um apreciador de séries.

O ano passado estive convosco em “The Good Wife” e “Fringe”. E não restam dúvidas que as reviews que mais gozo me deram fazer foram mesmo as de “Fringe” pelas inúmeras razões que ia referindo ao longo dos 22 textos partilhados e, sobretudo, no balanço que fiz há uns dias. Este ano deixo “The Good Wife” para trás e concentro-me só em “Fringe”. A minha alma estará, pois, com “Fringe” até ao seu último segundo.

O que esperar da série nesta Fall, perguntam-me vós. Boa pergunta, respondo eu.

“Fringe” construiu-se durante 3 anos, ao longo de 68 episódios: construiu personagens que, à medida que várias coisas aconteciam, cresciam, construiu um mundo e uma mitologia muito próprios que são, sem dúvida, um dos motores da série, utilizou os efeitos especiais e abusou (de forma boa) da nossa inteligência e imaginação e, sobretudo, construiu uma história que, embora tenha ganho consistência no final da temporada 2, manteve-nos agarrados seja qual for a razão do leitor. E é por isso que está aqui hoje, a ler estas minhas simples palavras. Tal como eu, não desistiu da série e quer continuar a ver o que é que a história ainda tem para dar.

Como já vi em promos, “Fringe” denomina esta temporada como um novo capítulo. E se, por um lado, estou com medo deste “novo capítulo”, por outro acho que foi uma medida arriscada e que poderá mudar toda uma equação que, para nós, não parece ter uma solução concreta.

Where is Peter Bishop?

Esta pergunta é aquela cuja resposta não sabemos e que estamos à espera desde Maio passado!

Nesta Fall Season, espero que se encontre “a” resposta e que esta seja tão satisfatória quanto foi a temporada 3 da série: interessante, coesa e, sobretudo, dinâmica. E espero ainda outra coisa.

…caso seja cancelada…

Caso “Fringe” seja cancelada, o que me parece ser o caso mais provável, espero que a linha narrativa desta temporada se fixe na criação de um arco que a percorra, inteiramente, e que seja resolvido no final. Para além disso, espero que o final seja algo satisfatório e que dê um ponto final merecido a 4 anos de histórias que nos faziam burros desde o primeiro minuto de episódio.

Mais ainda, foquem-se mais em Astrid e nas capacidades que ela possui. Se o destino de “Fringe” for mesmo o cancelamento, façam de Astrid “a” peça mais importante do arco narrativo; choquem-nos.

…caso não seja cancelada…

Caso sobreviva a mais um ano, que “Fringe” agarre no arco de Peter e o resolva a seu tempo, sem o esticar demasiado. Que arranje igualmente um arco narrativo que percorra a temporada toda e nos deixe de boca aberta como nos deixou a temporada 3. E, por favor, evoluam a personagem de Astrid pois vejo ali imenso potencial desperdiçado e ela merece bem mais que ser a babysitter de Walter; e, claro, se for este o destino de Fringe, que explorem Astrid e todas as suas capacidades nas duas temporadas… Façam-na importante.

É difícil, na posição onde estou, de falar deste ou daquele destino da série quando, na temporada passada, o final deixou-nos completamente sem saber que pensar ou que direcção levaria a história a partir de agora… E é, de todas as séries que vejo, aquela que mais expectativa me tem criado pois realmente pode surpreender e espero que os argumentistas não caiam no erro de não surpreender porque, embora a série nos tenha dado provas que consegue ser a melhor, também já nos deu provas que consegue ser menos boa…

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

September 2011
S M T W T F S
« Aug   Oct »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
%d bloggers like this: