//
you're reading...
Series-Gazing

Series-Gazing VI


Podia chatear-vos, mais uma vez, com as minhas escolhas de Verão. Também poderia dizer que ainda não vi o Summer Finale de “White Collar”, continuo na minha odisseia pela 13ªtemporada de “Big Brother” e que “Breaking Bad” e “True Blood” se revelaram muito bons nas linhas narrativas que têm mostrado nos episódios das correntes temporadas. Também vos poderia chatear com esta ou aquela reclamação sobre o facto de o Verão nos generalistas estar polvilhado de realities. Também vos poderia aqui dizer que está a ser um Verão fantástico. Também vos podia dizer que está calor.

Tanta coisa que não faria sentido em pleno Agosto.

Portanto, hoje, vou falar-vos de documetários. Sim, lá no fundo não são séries mas, também lá no fundo, têm um conjunto de episódios que compõem uma temporada e têm pessoas reais a contar situações reais sobre o mundo real. Isto deixa a vossa cabeça confusa? Eu explico.

Há já duas semanas que tinha aqui no computador, um documentário da BBC chamado “The Code”. A premissa, dividida em três capítulos leva-nos até ao mais profundo ser da Matemática como uma busca pelo código que rege o mundo e as leis do Universo. Muito embora o meu cérebro esteja de férias, há coisas que realmente fascinam e a abordagem que o professor que está a apresentar o programa é, de facto, bastante interessante porque consegue deixar o espectador agarrado para saber até onde quer chegar e, na minha opinião, são curiosidades matemáticas tão óbvias de nos deixar cair o queixo.

Em fila de espera tenho o segundo e terceiro episódios que espero ver nos dias póstumos e a vontade, diga-se, é muita para ver a que conclusões chegou o professor no que toca ao código que rege o mundo e as leis do Universo que tão fortemente estudamos e aplicamos no nosso dia-a-dia.

E, claro, não poderia estar a falar deste documentário sem falar no canal Discovery e nos dois programas que me deixaram amazed no mês passado: “Venom Hunter” e “How It’s Made”.

O primeiro, tal como o nome indica, é um caçador de venenos que percorre meio mundo à procura destes com dois objectivos paralelos: conhecer, pessoalmente, as espécies das quais vai tirar o veneno e conseguir quantidades suficientes para que se possa criar um antídoto para futuras vítimas.

A premissa, desde logo, cativa e, no decorrer do episódio, tal como ele, o espectador vive aquela aventura e não se cansa até chegar ao fim da mesma. E, claro está, no fim de tudo, todos nós conseguimos ganhar aquele apreço especial por estes animais tão interessantes.

Já o segundo programa que vos falo é uma viagem completa ao mundo da fabricação das coisas que usamos no nosso dia-a-dia. E é tão “chocante”, devo dizer, quando nos apercebemos que as coisas mais simples demoram um certo tempo a ser feitas e a ser estudadas ao pormenor para providenciar ao cliente maior confiança, maior segurança e, sobretudo, maior divertimento na acção para a qual aquele objecto foi concebido. Gostei da abordagem do programa e, tal como Venom Hunter, consegue deixar-nos ansiosos para ver todo o processo de criação do objecto não nos deixando descansados até chegarmos ao fim.

Tem sido, por isso, um Verão espectacular no que toca a televisão. Não só tenho uma lista de séries razoavelmente pequena como este factor me ajuda a explorar outros meios de entreter a minha mente. O Verão, para além da praia e do descanso, serve para isso mesmo: explorar. E, até agora, não me tenho desiludido. Até Setembro!

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

3 thoughts on “Series-Gazing VI

  1. Deixo aqui uma sugestão para visionares um documentário que me fascinou bastante, também ele da BBC – “Victorian Pharmacy”.

    Posted by Salkoazer | August 13, 2011, 9:45 PM
  2. Tens os episodios do “Venom Hunter” no teu pc!?

    Parece qe vamos fazer uns cambios xD

    Posted by Pegadas no Desconhecido | August 15, 2011, 12:07 AM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

August 2011
S M T W T F S
« Jul   Sep »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d bloggers like this: