//
you're reading...
Especial, Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos, Serviço Público ou Serviço Obrigatório?


Os Jogos Olímpicos são, por excelência, o maior evento de Desporto alguma vez criado pelo ser humano. Em apenas duas semanas, são concentradas as modalidades mais interessantes e, nela, os atletas mais extraordinários que trabalham arduamente para chegar ao topo e serem os primeiros do TOP.

Excusado será dizer que todo e qualquer país, participante ou não, anseia ver os Jogos Olímpicos por mais pequena que seja a emissão. De facto, são aqueles pequenos minutos de competição que nos fazem pensar se o ser humano tem, de facto, limites e se ele, alguma vez, parará de se querer ultrapassar a ele próprio.

Como leitor mais atento sabe, a RTP é conhecida como o Serviço Público e cabe-lhe não só exibir os Jogos como outras competições de grande destaque a nível nacional (por exemplo, a Volta a Portugal) mas também exibir os programas mais variados porque é seu dever abranger todas as faixas etárias de acordo com o horário em que os programas serão exibidos. E, tendo a RTP1 uma programação muito própria, resta a RTP2 exibir os Jogos, de forma contínua, desde que o dia começa até que ele acaba e, consequentemente, as competições desse dia findam; pela madrugada fora, a RTP2 fez questão de exibir, em diferido, algumas modalidades que não conseguiram ser exibidas no tempo apropriado.

Apesar de a RTP ter interrompido a cerimónia de encerramento para exibir o sorteio do Totoloto, não posso dizer que não fiquei satisfeito com aquilo que a RTP me mostrou ao longo destes 17 dias. Alterando entre a RTP2, a RTP Informação e a RTP Olímpicos, muitas foram as competições que vi e desgostei e outras que gostei bastante e considero-me, claro, um sortudo por ter acompanhado de perto os Jogos Olímpicos. Junte-se à emissão da RTP, as competições exibidas pelo EuroSport e aí fico, sem dúvida, bastante feliz.

Mas não posso esquecer que a RTP2 termina a sua exibição a 31 de Dezembro deste ano. E não posso ficar mais desgostoso com tal notícia… Ora, se o Desporto é transmitido, em grande parte, pelo chamado “canal de elite” para onde vai este segmento de fim-de-semana? E se em 2016, a RTP2 permanecer sem emissão, onde fará a RTP para exibir os Jogos Olímpicos? Porque nem todos os espectadores tê, como eu, televisão por subscrição; ficarão, por isso, privados de ver os Jogos? Serão, por isso, obrigados a subscrever algum serviço, para poder ter acesso à emissão dos Jogos?

Cada vez mais creio que a RTP se tem vindo a esquecer da sua função enquanto emissora pública. A pouco e pouco, vamos esquecendo que temos cultura, que temos desporto, que temos séries e filmes desconhecidos e que a RTP2 faz questão de exibir. A pouco e pouco, vamo-nos esquecendo que existe um pequeno canal, logo a seguir ao 1, que nos mostra a mais variada programação para miúdos, graúdos e adultos. A pouco e pouco, vamos deixando de ter um Serviço Público para ter um Serviço Obrigatório de televisão cuja única função é não ir além dos mínimos… Mudamos e reformamos tanto, para quê? Para ficarmos mais pobres? Mais limitados? Mais sem cultura?

A RTP, outrora, era uma grande estação e deixava os privados bem longe, no seu poleiro. Agora, bafienta e sem graça, vai permancendo e vivendo ao som das melodias dos seus separadores gráficos. A RTP2 salva-se mas para quê vencer uma batalha se, no fim, a guerra termina e a 2 desaparece?

About these ads

About Jorge Pontes

Viajar é nascer e morrer a todo o instante, até porque é fácil apagar as pegadas. Difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Biblioteca

Calendário

August 2012
S M T W T F S
« Jul   Sep »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d bloggers like this: